Terapia online para brasileiros no exterior
- Tatiana Ortiz
- 24 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de jun. de 2024

Terapia online para brasileiros no exterior: cuidando da sua saúde mental onde você estiver.
Ser brasileiro no exterior é uma experiência incrível, cheia de novas oportunidades e descobertas. No entanto, a adaptação a uma nova cultura, idioma e estilo de vida também pode trazer desafios, como saudades de casa, solidão, estresse e ansiedade.
Nesses momentos, a terapia online pode ser um recurso valioso para cuidar da sua saúde mental e bem-estar emocional.

A terapia online é um tipo de terapia que acontece através de videochamadas, utilizando plataformas seguras e confiáveis. A relação entre o psicólogo e o paciente é a mesma que na terapia presencial, com a diferença de que as sessões são realizadas à distância.

Ainda que você seja fluente no idioma do país em que está vivendo, alguns sentimentos e expressões não podem ser traduzidos tão facilmente como você imagina. As palavras carregam consigo afeto, sendo portadoras de sentimentos, emoções e memórias afetivas.
O idioma está intrinsecamente ligado ao contexto de cada cultura. Fazer a terapia com uma psicóloga brasileira pode ser mais receptivo para que o paciente possa se abrir.

Um estudo publicado na Revista Internacional de Saúde Mental, pelo psicólogo clínico Sean Truman, mostra que expatriados têm um risco maior de problemas de saúde mental e uso de substâncias, assim como questões consistentes com trabalhadores domésticos, incluindo depressão, dificuldades para dormir, ansiedade e baixa capacidade de concentração.

Acessibilidade: Você pode ter acesso à terapia de qualquer lugar do mundo, sem precisar se deslocar para um consultório.
Flexibilidade: As sessões podem ser agendadas de acordo com a sua disponibilidade, inclusive em horários fora do expediente comercial.
Conforto: Você pode fazer as sessões no conforto da sua casa, em um ambiente familiar e acolhedor.
Eficácia: Estudos comprovam que a terapia online é tão eficaz quanto a terapia presencial.

Ansiedade: Adaptação a um novo país, saudades de casa, solidão, estresse, medo do futuro.
Depressão: Tristeza profunda, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, alterações no sono e no apetite, pensamentos negativos.
Dificuldades de relacionamento: Adaptação à cultura local, problemas de comunicação com pessoas de outras culturas, conflitos familiares.
Traumas: Abuso físico ou emocional, negligência, abandono, luto.
Baixa autoestima: Dificuldade em se adaptar à nova cultura, sentimento de inferioridade, falta de confiança em si mesmo.

A tecnologia acaba com qualquer distância.
Está esperando o que para começar sua terapia?
Comments